Este blog será o espaço para troca de experiências, saberes e atividades do curso de formação de professores da rede municipal de Taboão da Serra de 2012, intitulado como: Tecnologia na educação: quebrando paradigmas, ministrado por Vanderly de Almeida Lima e Alexandra Rivera Ikeda.
PROJETO: EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O CIDADÃO CONSCIENTE
EMEF CECILIA MEIREILES PROFESSORA: FABIANA ALEXANDRA. PÚBLICO ALVO: 3° ANO E. ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.
OBJETIVO GERAL DO PROJETO: - ORGANIZAR ESTRATÉGIAS QUE POSSA AJUDAR OS ALUNOS A LIDAR DE FORMA CONSCIENTE COM O DINHEIRO, PARA QUE POSSAM APRENDER A POUPÁ-LO, PARA REALIZAR SEU SONHO.
APLICABILIDADE
INTERVENÇÃO COM OS PROCEDIMENTOS DO PA (PROJETOS DE APRENDIZAGENS);
PERGUNTA GERADORA DA PESQUISA
PLANEJAMENTO OBJETIVO GERAL: TRABALHAR EM GRUPO PARA LEVANTAR UMA PERGUNTA QUE POTENCIALIZARÁ O INÍCIO DAS PESQUISAS DO PROJETO “EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O CIDADÃO CONSCIENTE”.
PROCEDIMENTOS: PREPARAR A SALA, ORGANIZAR CINCO MESAS COM IMAGENS E OBJETOS QUE LEMBREM O TEMA DO PROJETO, EM SEGUIDA, EXPLICAR A PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA OS ALUNOS, SOLICITAR QUE SE DIVIDAM EM 5 GRUPOS E QUE PODEM ESCOLHER UMA MESA QUE MAIS GOSTOU. APÓS A ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS NAS MESAS, LANÇAR O DESAFIO: EXPLORAR OS OBJETOS, CONVERSAR ENTRE OS COLEGAS E FAZER UMA PERGUNTA DO GRUPO. A PROFESSORA DEVERÁ OBSERVAR OS TRABALHOS DOS ALUNOS PARA FAZER INTERVENÇÃO PONTUAL E SANAR DÚVIDAS. DEPOIS DAS PERGUNTAS ESCRITAS NO PAPEL, A PROFESSORA ABRIRÁ A RODA DE CONVERSA PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS PERGUNTAS E JUSTIFICATIVA SOBRE A ESCOLHA DA PERGUNTA. POR FIM, COM A AJUDA DA PROFESSORA, FAZER A VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DE UMA PERGUNTA PARA DIRECIONAR AS PESQUISAS DO PROJETO.
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DURANTE AS CONSTRUÇÕES DOS ALUNOS, DEVENDO A PROFESSORA FAZER A INTERVENÇÃO QUANDO JULGAR NECESSÁRIO.
REGISTRO DA AULA
PARA DESENVOLVER A AULA, LEVEI IMAGENS E OBJETOS QUE LEMBRAM O TEMA DO PROJETO DIDÁTICO QUE IREMOS TRABALHAR EM SALA DE AULA, OS OBJETOS FORAM: COFRE, CALCULADORA, NOTAS DE REAIS, SACOLAS DE SHOPPING, UM ITEM DE SUPERMERCADO E UM EMBRULHO DE PRESENTE. E LEVEI TAMBÉM IMAGENS COLORIDAS, COMO VEREMOS A SEGUIR:
ORGANIZEI A SALA ANTES DOS ALUNOS CHEGAREM, QUANDO CHEGARAM EXPLIQUI A ATIVIDADE, ELES FICARAM CURIOSOS QUERENDO SABER O QUE ESTAVA ACONTECENDO. EXPLIQUEI A COMANDA, LANCEI O DESAFIO E ACOMPANHEI CADA GRUPO, ALÉM DE TIRAR FOTOS, COMO SEGUE: (TODOS OS ALUNOS TEM AUTORIZAÇÃO DE USO DA IMAGEM)
ALUNOS TRABALHANDO EM GRUPO
APÓS AS APRESENTAÇÕES, FOMOS PARA A PRÓXIMA ETAPA, ESCOLHER APENAS UMA PERGUNTA PARA DIRECIONAR AS PESQUISAS DO NOSSO PROJETO. A PERGUNTA ESCOLHIDA FOI:
COMO PODEMOS ECONOMIZAR O DINHEIRO PARA COMPRAR UM PRESENTE?
GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO QUE AO FINAL DA ATIVIDADE, VÁRIOS ALUNOS ME PROCURARAM PRA DIZER QUE ADORARAM A ATIVIDADE E SE PODERIAMOS SEMPRE FAZER ATIVIDADE DESSA FORMA. EU.... TAMBÉM GOSTEI MUITO DA PROPOSTA, UM POUCO BARULHENTA, MAS PUDE OBSERVAR QUE OS ALUNOS CONSEGUEM TRABALHAR, DISCUTIR E CHEGAR A UMA CONCLUSÃO POR SI MESMOS.
POR FABIANA ALEXANDRA E A TURMA DO 3° ANO E DA EMEF CECILIA MEIRELES EM 29/05/201
INTERVENÇÃO NA PERGUNTA - REDAÇÃO FINAL DA PROPOSTA.
PÚBLICO ALVO - ALUNOS DO 8° E 9° ANO.
Os integrantes devem responder algumas questões básicas, assim encontrarão direcionamento para o desenvolvimento de suas considerações.
Algumas regras e combinados foram feitos para o bom andamento da atividade.
1 – Os integrantes do grupo devem mandar as perguntas respondidas para o responsável pelo blog e para o professor, em um arquivo do Word, salvar seu arquivo com: - nome, número e série. - estipule um prazo.
2 – O responsável pelo BLOG deve enviar um arquivo contendo:
- o tema da pesquisa como título; - o endereço do blog; - as respostas dos integrantes junto com a identificação dos mesmos; - o grupo deve redigir um texto utilizando como base as respostas que foram apresentadas; - Não esqueça de colocar a bibliografia de suas consultas. O texto deve seguir as normas do modelo de fichamento por conteúdo – adaptado – mostrado abaixo, para apreciação dos texto pelos professores. Mandar para meu e-mail ruiescolaconectada@gmail.com)
Há vida em outros sistemas planetários?
http://vidaemoutrasterras.blogspot.com.br/
1. O que é um sistema planetário? 2. Há outros sistemas planetários? 3. É possível o desenvolvimento da vida em outros planetas?
RESPOSTAS DE Lúcio M.O. Sousa, 41 – 9F
1. Um sistema planetário ou solar é formado por um conjunto de objetos que giram mais ou menos em forma circular ao redor de uma estrela. Quando essa estrela é o centro do sistema, é chamada de Sol. 2. Atualmente os cientistas descobriram em torno de 500 exoplanetas ( exoplanetas são planetas extra solares, ou seja em outros sistemas solares). 3. O consenso geral é que se os planetas estiverem próximos a zona habitável. Sim, pois além do tamanho ideal as condições de não muito quente ou muito frio propiciam a vida como a conhecemos.
RESPOSTAS DE Carlos Armando, 42 – 9F
1. Um sistema solar é formado por planetas circulando ao redor de um Sol. 2. A NASA lançou em 2009 o supertelescópio espacial Kepler, que tem como missão a observação de exoplanetas. Até agora foram encontrados em torno de 500. 3. A vida como conhecemos pode se desenvolver de acordo com algumas das seguintes condições: zona habitável, temperatura, pressão atmosférica, tamanho, gravidade, etc.
MODELO DE FICHAMENTO POR CONTEÚDO Há vida em outros sistemas planetários? http://www.ccvalg.pt/astronomia/sistema_solar/introducao.htm
Descobrimos que sistemas solares são quando corpos celestes giram ao redor de uma estrela mãe. Essa se dá o nome de Sol. Tais corpos celestes podem ser planetas e suas luas (o mais comum), asteróides, poeira, cometas. Os cientistas descobriram que há aproximadamente 500 mundo extrasolares, ou seja, não fazem parte de nosso sistema planetário. O mais promissor é Gliese 581g, que fica na constelação de Lira e está a mais ou menos 20 anos luz de distância. A vida nesse sistema solar, assim como em muitos outros só seriam possíveis se esse planeta estivesse na zona habitável, ou seja, não muito perto e não muito longe. Tudo dependeria de alguns fatores tais como o tamanho da estrela, distância do planeta a estrela, o tamanho do planeta e seu período de rotação em relação ao próprio eixo e ao seu sol.
EMEF ANISIO DIAS DOS REIS PROFESSOR: TIAGO AQUILANO DA SILVA. PÚBLICO: ALUNOS DO 3° ANO B. ÁREA DE CONHECIMENTO: GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.
OBJETIVO GERAL DO PROJETO: - ORGANIZAR ESTRATÉGIAS QUE POSSA AJUDAR OS ALUNOS A SE FAMILIARIZAR COM O ESPAÇO EM QUE VIVEM.
PLANEJAMENTO OBJETIVO GERAL: TRABALHAR EM GRUPO PARA LEVANTAR UMA PERGUNTA QUE POTENCIALIZARÁ O INÍCIO DAS PESQUISAS DO PROJETO “COMO VOCÊ VÊ SEU BAIRRO E SUA CIDADE”.
PROCEDIMENTOS: 1º PREPARAR A SALA COM IMAGENS QUE LEMBREM O TEMA DO PROJETO, EM SEGUIDA, EXPLICAR A PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA OS ALUNOS.
2º NA AULA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA JUNTO COM O PROFESSOR FÁBIO,FOI MOSTRADO PARA OS ALUNOS COMO É O NOSSO BAIRRO, SUAS CARACTERISTICAS E COMO ELE É EM RELAÇÃO AO CENTRO DA CIDADE.
3º O PROFESSOR E OS ALUNOS SAIRAM AO ENTORNO DA ESCOLA PARA OBSERVAR ALGUMAS COISAS PESSOALMENTE.
4ºORGANIZAR OS ALUNOS NAS MESAS, LANÇAR O DESAFIO: EXPLORAR AS IMAGENS, JUNTO COM O QUE FOI VISTO NA AULA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA E NO PASSEIO AO ENTORNO DA ESCOLA, CONVERSAR ENTRE OS COLEGAS E FAZER PERGUNTAS.
5º DEPOIS DAS PERGUNTAS ESCRITAS NO PAPEL, O PROFESSOR ABRIRÁ A RODA DE CONVERSA PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS PERGUNTAS E JUSTIFICATIVA SOBRE AS MESMAS.
FECHAMENTO: OS ALUNOS DEVERÃO EXPOR O QUE CADA UM PODE ACRESCENTAR EM SEUS CONHECIMENTOS EM RELAÇÃO AO ESPAÇO EM QUE VIVEM.
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DURANTE AS CONSTRUÇÕES DOS ALUNOS, DEVENDO O PROFESSOR FAZER A INTERVENÇÃO QUANDO JULGAR NECESSÁRIO.
EMEB DARCY RIBEIRO. TÍTULO: PERGUNTA GERADORA: POR QU AS BALEIAS SOBEM PARA RESPIRAR? PÚBLICO ALVO: 1º ANO A. ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS. PROFESSORA: DENISE CRISTINA KALLEDER TEMA: A VIDA ANIMAL.
JUSTIFICATIVA. O PROJETO DE APRENDIZAGEM PARTE DAS INDAGAÇÕES DOS ALUNOS E DO CONHECIMENTO QUE ELES JÁ TÊM.
OBJETIVOS DOS ALUNOS. - LEVANTAR HIPÓTESES. - ANALISAR, ORGANIZAR E SELECIONAR INFORMAÇÕES. - DESENVOLVER NOVAS FORMAS AUTONÔMAS DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO. - INTERVIR E REFLETIR. - SER SOLIDÁRIO E COOPREATIVO.
OBJETIVOS DOS PROFESSORES. - ORIENTADOR E DESAFIADOR. - APRENDIZ. - PESQUISADOR. - AUTONÔMO.
PROCEDIMENTOS. - PREPARAR A RODA NA SALA DE AULA. - EXPLICAR A PERGUNTA GERADORA: POR QUE AS BALEIAS SOBEM PARA RESPIRAR? - REGISTRAR AS RESPOSTAS NA LOUSA PARA QUE TODOS POSSAM VISUALIZAR. - CONFECÇÃO DO CARTAZ COM AS RESPOSTAS. - FIXAR O CARTAZ.
AVALIAÇÃO. AVALIAÇÃO SERÁ REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO. AVALIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO COM O USO DE DIVERSOS RECURSOS METODOLÓGICO E SOFTWARES COMO: - ESCRITA COLABORATIVA. - DIÁRIO DE BORDO. - PESQUISA ON LINE. - PESQUISA BIBLIOGRÁFICAS. - ANÁLISE DE MÉTODOS. -VÍDEOS. - FILMES. - LOUSA DGITAL. - DATASHOW.
EMI SANTO ANTÔNIO PÚBLICO: MATERNAL ÁREA DE CONHECIMENTO: Natureza e Sociedade
OBJETIVO GERAL DO PROJETO: Propiciar ao aluno a construção de sua identidade, a partir das relações sócio-histórico-culturais, criando situações que favoreçam a autonomia e autoestima.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:. - Fazer com que o aluno perceba e respeite as diferenças físicas, existentes em cada indivíduo. - Estabelecer relações com a família, colegas e professores, respeitando-os e valorizando-os. - Conhecer a história do seu nome e significado. - Apropriar progressivamente da imagem corporal. - Conhecer e nomear as partes do corpo. - Explorar órgãos dos sentidos:visão, audição, olfato, paladar e tato. - Desenvolver hábitos de higiene e de cuidar de si. - Identificar e conhecer suas preferências. - Ampliar vocabulário. Apreciar vários tipos de textos.
APLICABILIDADE:
O presente projeto tem duração de um semestre é aplicado pela professora Lucélia na turma maternal.
De acordo com o proposto no projeto, além da criança conhecer sua própria identidade, é importante conhecer as diferenças que compõem a identidade do outro. Sendo assim, haverá apresentação de 2 ou 3 imagens sobre pessoas que aparentemente consideramos diferentes de nós, por exemplo: mulheres com burcas, aborígenes da Austrália, mulheres girafas da Tailândia.
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através de registros da professora, no qual acompanha o pensamento e raciocínio da criança, levando em consideração os processos vivenciados por elas na atividade proposta. As crianças estarão sentadas em um semicírculo (formato de "U"). Haverá anotação das perguntas levantadas pelos alunos ao visualizarem as figuras, as mesmas perguntas serão respondidas pelo educador, objetivando explicar que as pessoas possuem vidas culturalmente diferentes que interferem muita das vezes em sua forma de se vestir. Para aumentar a noção de espaço das crianças, também será utilizado um mapa mundial, mostrando onde se localiza o país de origem dessas pessoas.
PROJETO: EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O CIDADÃO CONSCIENTE
ResponderExcluirEMEF CECILIA MEIREILES
PROFESSORA: FABIANA ALEXANDRA.
PÚBLICO ALVO: 3° ANO E.
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.
OBJETIVO GERAL DO PROJETO:
- ORGANIZAR ESTRATÉGIAS QUE POSSA AJUDAR OS ALUNOS A LIDAR DE FORMA CONSCIENTE COM O DINHEIRO, PARA QUE POSSAM APRENDER A POUPÁ-LO, PARA REALIZAR SEU SONHO.
APLICABILIDADE
INTERVENÇÃO COM OS PROCEDIMENTOS DO PA (PROJETOS DE APRENDIZAGENS);
PERGUNTA GERADORA DA PESQUISA
PLANEJAMENTO
OBJETIVO GERAL: TRABALHAR EM GRUPO PARA LEVANTAR UMA PERGUNTA QUE POTENCIALIZARÁ O INÍCIO DAS PESQUISAS DO PROJETO “EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O CIDADÃO CONSCIENTE”.
PROCEDIMENTOS: PREPARAR A SALA, ORGANIZAR CINCO MESAS COM IMAGENS E OBJETOS QUE LEMBREM O TEMA DO PROJETO, EM SEGUIDA, EXPLICAR A PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA OS ALUNOS, SOLICITAR QUE SE DIVIDAM EM 5 GRUPOS E QUE PODEM ESCOLHER UMA MESA QUE MAIS GOSTOU. APÓS A ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS NAS MESAS, LANÇAR O DESAFIO: EXPLORAR OS OBJETOS, CONVERSAR ENTRE OS COLEGAS E FAZER UMA PERGUNTA DO GRUPO. A PROFESSORA DEVERÁ OBSERVAR OS TRABALHOS DOS ALUNOS PARA FAZER INTERVENÇÃO PONTUAL E SANAR DÚVIDAS. DEPOIS DAS PERGUNTAS ESCRITAS NO PAPEL, A PROFESSORA ABRIRÁ A RODA DE CONVERSA PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS PERGUNTAS E JUSTIFICATIVA SOBRE A ESCOLHA DA PERGUNTA. POR FIM, COM A AJUDA DA PROFESSORA, FAZER A VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DE UMA PERGUNTA PARA DIRECIONAR AS PESQUISAS DO PROJETO.
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DURANTE AS CONSTRUÇÕES DOS ALUNOS, DEVENDO A PROFESSORA FAZER A INTERVENÇÃO QUANDO JULGAR NECESSÁRIO.
REGISTRO DA AULA
PARA DESENVOLVER A AULA, LEVEI IMAGENS E OBJETOS QUE LEMBRAM O TEMA DO PROJETO DIDÁTICO QUE IREMOS TRABALHAR EM SALA DE AULA, OS OBJETOS FORAM: COFRE, CALCULADORA, NOTAS DE REAIS, SACOLAS DE SHOPPING, UM ITEM DE SUPERMERCADO E UM EMBRULHO DE PRESENTE. E LEVEI TAMBÉM IMAGENS COLORIDAS, COMO VEREMOS A SEGUIR:
ORGANIZEI A SALA ANTES DOS ALUNOS CHEGAREM, QUANDO CHEGARAM EXPLIQUI A ATIVIDADE, ELES FICARAM CURIOSOS QUERENDO SABER O QUE ESTAVA ACONTECENDO. EXPLIQUEI A COMANDA, LANCEI O DESAFIO E ACOMPANHEI CADA GRUPO, ALÉM DE TIRAR FOTOS, COMO SEGUE:
(TODOS OS ALUNOS TEM AUTORIZAÇÃO DE USO DA IMAGEM)
ALUNOS TRABALHANDO EM GRUPO
APÓS AS APRESENTAÇÕES, FOMOS PARA A PRÓXIMA ETAPA, ESCOLHER APENAS UMA PERGUNTA PARA DIRECIONAR AS PESQUISAS DO NOSSO PROJETO. A PERGUNTA ESCOLHIDA FOI:
COMO PODEMOS ECONOMIZAR O DINHEIRO PARA COMPRAR UM PRESENTE?
GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO QUE AO FINAL DA ATIVIDADE, VÁRIOS ALUNOS ME PROCURARAM PRA DIZER QUE ADORARAM A ATIVIDADE E SE PODERIAMOS SEMPRE FAZER ATIVIDADE DESSA FORMA.
EU.... TAMBÉM GOSTEI MUITO DA PROPOSTA, UM POUCO BARULHENTA, MAS PUDE OBSERVAR QUE OS ALUNOS CONSEGUEM TRABALHAR, DISCUTIR E CHEGAR A UMA CONCLUSÃO POR SI MESMOS.
POR FABIANA ALEXANDRA E A TURMA DO 3° ANO E DA EMEF CECILIA MEIRELES EM 29/05/201
QUE PENA, AS FOTOS NÃO CONSEGUI POSTAR. SNIF
ResponderExcluirINTERVENÇÃO NA PERGUNTA - REDAÇÃO FINAL DA PROPOSTA.
ResponderExcluirPÚBLICO ALVO - ALUNOS DO 8° E 9° ANO.
Os integrantes devem responder algumas questões básicas, assim encontrarão direcionamento para o desenvolvimento de suas considerações.
Algumas regras e combinados foram feitos para o bom andamento da atividade.
1 – Os integrantes do grupo devem mandar as perguntas respondidas para o responsável pelo blog e para o professor, em um arquivo do Word, salvar seu arquivo com:
- nome, número e série.
- estipule um prazo.
2 – O responsável pelo BLOG deve enviar um arquivo contendo:
- o tema da pesquisa como título;
- o endereço do blog;
- as respostas dos integrantes junto com a identificação dos mesmos;
- o grupo deve redigir um texto utilizando como base as respostas que foram apresentadas;
- Não esqueça de colocar a bibliografia de suas consultas.
O texto deve seguir as normas do modelo de fichamento por conteúdo – adaptado – mostrado abaixo, para apreciação dos texto pelos professores. Mandar para meu e-mail ruiescolaconectada@gmail.com)
Há vida em outros sistemas planetários?
http://vidaemoutrasterras.blogspot.com.br/
1. O que é um sistema planetário?
2. Há outros sistemas planetários?
3. É possível o desenvolvimento da vida em outros planetas?
RESPOSTAS DE Lúcio M.O. Sousa, 41 – 9F
1. Um sistema planetário ou solar é formado por um conjunto de objetos que giram mais ou menos em forma circular ao redor de uma estrela. Quando essa estrela é o centro do sistema, é chamada de Sol.
2. Atualmente os cientistas descobriram em torno de 500 exoplanetas ( exoplanetas são planetas extra solares, ou seja em outros sistemas solares).
3. O consenso geral é que se os planetas estiverem próximos a zona habitável. Sim, pois além do tamanho ideal as condições de não muito quente ou muito frio propiciam a vida como a conhecemos.
RESPOSTAS DE Carlos Armando, 42 – 9F
1. Um sistema solar é formado por planetas circulando ao redor de um Sol.
2. A NASA lançou em 2009 o supertelescópio espacial Kepler, que tem como missão a observação de exoplanetas. Até agora foram encontrados em torno de 500.
3. A vida como conhecemos pode se desenvolver de acordo com algumas das seguintes condições: zona habitável, temperatura, pressão atmosférica, tamanho, gravidade, etc.
MODELO DE FICHAMENTO POR CONTEÚDO
Há vida em outros sistemas planetários?
http://www.ccvalg.pt/astronomia/sistema_solar/introducao.htm
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nasa-descobre-novo-sistema-solar-e-500-exoplanetas-dos-quais-54-podem-abrigar-vida
http://hypescience.com/o-que-e-um-exoplaneta/
Descobrimos que sistemas solares são quando corpos celestes giram ao redor de uma estrela mãe. Essa se dá o nome de Sol. Tais corpos celestes podem ser planetas e suas luas (o mais comum), asteróides, poeira, cometas.
Os cientistas descobriram que há aproximadamente 500 mundo extrasolares, ou seja, não fazem parte de nosso sistema planetário. O mais promissor é Gliese 581g, que fica na constelação de Lira e está a mais ou menos 20 anos luz de distância.
A vida nesse sistema solar, assim como em muitos outros só seriam possíveis se esse planeta estivesse na zona habitável, ou seja, não muito perto e não muito longe. Tudo dependeria de alguns fatores tais como o tamanho da estrela, distância do planeta a estrela, o tamanho do planeta e seu período de rotação em relação ao próprio eixo e ao seu sol.
Achei muito interessante o assunto abordado com os alunos.
ExcluirParabéns.
Abraços
DEnise Cristina Kalleder
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPROJETO: “COMO VOCÊ VÊ SEU BAIRRO E SUA CIDADE”
ResponderExcluirEMEF ANISIO DIAS DOS REIS
PROFESSOR: TIAGO AQUILANO DA SILVA.
PÚBLICO: ALUNOS DO 3° ANO B.
ÁREA DE CONHECIMENTO: GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.
OBJETIVO GERAL DO PROJETO:
- ORGANIZAR ESTRATÉGIAS QUE POSSA AJUDAR OS ALUNOS A SE FAMILIARIZAR COM O ESPAÇO EM QUE VIVEM.
PLANEJAMENTO
OBJETIVO GERAL: TRABALHAR EM GRUPO PARA LEVANTAR UMA PERGUNTA QUE POTENCIALIZARÁ O INÍCIO DAS PESQUISAS DO PROJETO “COMO VOCÊ VÊ SEU BAIRRO E SUA CIDADE”.
PROCEDIMENTOS:
1º PREPARAR A SALA COM IMAGENS QUE LEMBREM O TEMA DO PROJETO, EM SEGUIDA, EXPLICAR A PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA OS ALUNOS.
2º NA AULA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA JUNTO COM O PROFESSOR FÁBIO,FOI MOSTRADO PARA OS ALUNOS COMO É O NOSSO BAIRRO, SUAS CARACTERISTICAS E COMO ELE É EM RELAÇÃO AO CENTRO DA CIDADE.
3º O PROFESSOR E OS ALUNOS SAIRAM AO ENTORNO DA ESCOLA PARA OBSERVAR ALGUMAS COISAS PESSOALMENTE.
4ºORGANIZAR OS ALUNOS NAS MESAS, LANÇAR O DESAFIO: EXPLORAR AS IMAGENS, JUNTO COM O QUE FOI VISTO NA AULA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA E NO PASSEIO AO ENTORNO DA ESCOLA, CONVERSAR ENTRE OS COLEGAS E FAZER PERGUNTAS.
5º DEPOIS DAS PERGUNTAS ESCRITAS NO PAPEL, O PROFESSOR ABRIRÁ A RODA DE CONVERSA PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS PERGUNTAS E JUSTIFICATIVA SOBRE AS MESMAS.
FECHAMENTO: OS ALUNOS DEVERÃO EXPOR O QUE CADA UM PODE ACRESCENTAR EM SEUS CONHECIMENTOS EM RELAÇÃO AO ESPAÇO EM QUE VIVEM.
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DURANTE AS CONSTRUÇÕES DOS ALUNOS, DEVENDO O PROFESSOR FAZER A INTERVENÇÃO QUANDO JULGAR NECESSÁRIO.
EMEB DARCY RIBEIRO.
ResponderExcluirTÍTULO: PERGUNTA GERADORA: POR QU AS BALEIAS SOBEM PARA RESPIRAR?
PÚBLICO ALVO: 1º ANO A.
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS.
PROFESSORA: DENISE CRISTINA KALLEDER
TEMA: A VIDA ANIMAL.
JUSTIFICATIVA.
O PROJETO DE APRENDIZAGEM PARTE DAS INDAGAÇÕES DOS ALUNOS E DO CONHECIMENTO QUE ELES JÁ TÊM.
OBJETIVOS DOS ALUNOS.
- LEVANTAR HIPÓTESES.
- ANALISAR, ORGANIZAR E SELECIONAR INFORMAÇÕES.
- DESENVOLVER NOVAS FORMAS AUTONÔMAS DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO.
- INTERVIR E REFLETIR.
- SER SOLIDÁRIO E COOPREATIVO.
OBJETIVOS DOS PROFESSORES.
- ORIENTADOR E DESAFIADOR.
- APRENDIZ.
- PESQUISADOR.
- AUTONÔMO.
PROCEDIMENTOS.
- PREPARAR A RODA NA SALA DE AULA.
- EXPLICAR A PERGUNTA GERADORA: POR QUE AS BALEIAS SOBEM PARA RESPIRAR?
- REGISTRAR AS RESPOSTAS NA LOUSA PARA QUE TODOS POSSAM VISUALIZAR.
- CONFECÇÃO DO CARTAZ COM AS RESPOSTAS.
- FIXAR O CARTAZ.
AVALIAÇÃO.
AVALIAÇÃO SERÁ REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO.
AVALIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO COM O USO DE DIVERSOS RECURSOS METODOLÓGICO E SOFTWARES COMO:
- ESCRITA COLABORATIVA.
- DIÁRIO DE BORDO.
- PESQUISA ON LINE.
- PESQUISA BIBLIOGRÁFICAS.
- ANÁLISE DE MÉTODOS.
-VÍDEOS.
- FILMES.
- LOUSA DGITAL.
- DATASHOW.
ADNA MARINA RUBEM
ResponderExcluirPROJETO: "PROJETO IDENTIDADE"
EMI SANTO ANTÔNIO
PÚBLICO: MATERNAL
ÁREA DE CONHECIMENTO: Natureza e Sociedade
OBJETIVO GERAL DO PROJETO: Propiciar ao aluno a construção de sua identidade, a partir das relações sócio-histórico-culturais, criando situações que favoreçam a autonomia e autoestima.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:.
- Fazer com que o aluno perceba e respeite as diferenças físicas, existentes em cada indivíduo.
- Estabelecer relações com a família, colegas e professores, respeitando-os e valorizando-os.
- Conhecer a história do seu nome e significado.
- Apropriar progressivamente da imagem corporal.
- Conhecer e nomear as partes do corpo.
- Explorar órgãos dos sentidos:visão, audição, olfato, paladar e tato.
- Desenvolver hábitos de higiene e de cuidar de si.
- Identificar e conhecer suas preferências.
- Ampliar vocabulário. Apreciar vários tipos de textos.
APLICABILIDADE:
O presente projeto tem duração de um semestre é aplicado pela professora Lucélia na turma maternal.
De acordo com o proposto no projeto, além da criança conhecer sua própria identidade, é importante conhecer as diferenças que compõem a identidade do outro. Sendo assim, haverá apresentação de 2 ou 3 imagens sobre pessoas que aparentemente consideramos diferentes de nós, por exemplo: mulheres com burcas, aborígenes da Austrália, mulheres girafas da Tailândia.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros da professora, no qual acompanha o pensamento e raciocínio da criança, levando em consideração os processos vivenciados por elas na atividade proposta. As crianças estarão sentadas em um semicírculo (formato de "U"). Haverá anotação das perguntas levantadas pelos alunos ao visualizarem as figuras, as mesmas perguntas serão respondidas pelo educador, objetivando explicar que as pessoas possuem vidas culturalmente diferentes que interferem muita das vezes em sua forma de se vestir. Para aumentar a noção de espaço das crianças, também será utilizado um mapa mundial, mostrando onde se localiza o país de origem dessas pessoas.